Cuidados pós-cirúrgicos: confira 4 dicas para otimizar a recuperação

 Cuidados pós-cirúrgicos: confira 4 dicas para otimizar a recuperação

A importância dos cuidados pós-cirúrgicos

É comum, de acordo com a natureza da operação, que o paciente apresente alguns efeitos colaterais como dores sistêmicas, dores locais, inchaço, febre, cansaço, coceira etc. Além disso, após a cirurgia, o sistema imunológico também tende a ficar mais vulnerável — e é ai que mora o perigo.

Essa vulnerabilidade, somada ao momento pós-cirúrgico, em que o paciente e a família tendem a voltar para casa e relaxar, tornam maiores as chances de infecções, lesões, acidentes, rompimentos de pontos e má cicatrização do local onde foi realizada a cirurgia.

Assim, atentar aos cuidados médicos e seguir corretamente as instruções pós-operatórias são atitudes fundamentais para a saúde.

Abaixo, confira 4 dicas simples para otimizar a recuperação!

4 dicas para uma boa recuperação

1. Troque adequadamente os curativos

O curativo está em contato direto com a cicatriz e serve para proteger o local do mundo exterior. Por isso, é importante escolher um material adequando e trocar o curativo regularmente.

Além disso, outras dicas são:

  • higienize as mãos antes de manusear. Nossas mãos carregam muitos micro-organismos nocivos ao corpo humano, que definitivamente não queremos que entrem em contato com o paciente. É uma medida simples, mas altamente eficaz;
  • ao trocar o curativo, limpe o local da cicatriz com soro fisiológico ou água corrente. Utilize uma gaze ou um pano limpo no processo;
  • observe o estado do curativo. Se ele apresentar alguma característica atípica, procure ajuda médica;
  • não molhe o curativo. Tente impermeabilizá-lo com um saco plástico na hora de tomar banho, por exemplo.

2. Siga todas as orientações do médico

Pode parecer óbvio, mas muitos pacientes deixam de seguir as recomendações médicas após a cirurgia.

Cuidados pós-cirúrgicos como evitar tomar sol, evitar banho quentes, subir escadas, fazer esforço físico ou dormir em determinada posição são exemplos de atitudes que podem ser ignoradas pelo paciente, e que têm um impacto expressivo na recuperação daquele que está com necessidade especial.

Outro ponto importante é atentar às recomendações em relação a alimentação, que é outra grande aliada no processo de recuperação. Além disso, comparecer as consultas pós-operatórias, fazer o acompanhamento adequado e seguir sempre as orientações médicas também é primordial para a recuperação,

3. Use produtos e equipamentos adequados

Alguns equipamentos, como travesseiros anatômicos, bengalas, cadeiras higiênicas, cadeiras de rodas e até mesmo camas hospitalares são muito úteis na recuperação do paciente, de acordo com o quadro clínico. Isso porque possibilitam mais conforto e qualidade de vida no momento de recuperação.

4. Respeite o tempo de repouso

Mesmo que aquele que está com necessidade especial não sinta dores ou apresente sintomas típicos do pós-operatório, é importante respeitar o tempo de repouso indicado pelo médico. Isso significa que ele não encarar uma rotina agitada mesmo que se sinta apto para isso, sob o risco de ter complicações na recuperação pós cirúrgica.

Assim, vimos como atentar-se aos cuidados pós-cirúrgicos é fundamental para a recuperação do paciente e conferimos algumas dicas simples de como colocar isso em prática! Entendemos a importância de seguir as instruções médicas como o acompanhamento de um especialista no momento pós-operatório é essencial para a recuperação do paciente.

E então? Gostou do nosso conteúdo e quer saber como cuidar do paciente em casa da melhor forma possível? Neste artigo explicamos sobre o serviço de home care. Leia já!